Prefeitura de Viçosa avança com a instalação de miniEtes na bacia do São Bartolomeu

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Programa Fossa Zero promove sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos

A Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Biodiversidade e Recursos Hídricos, em parceria com o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), segue avançando com o Programa Fossa Zero, que busca promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade ambiental no município.

Nesta nova etapa, estão sendo instaladas mais sete miniEtes (Estações de Tratamento de Esgoto Individualizadas) em propriedades localizadas nas margens dos cursos d’água que compõem a bacia do rio São Bartolomeu. Com isso, o número de unidades instaladas sobe para 21, das 40 previstas no programa.

O chefe do Departamento de Planejamento Ambiental e Territorial de Bacias Hidrográficas e dos Recursos Hídricos, José Maurício Lopes Pinto, explica que as miniEtes são soluções sustentáveis para o tratamento de esgoto doméstico, contribuindo significativamente para a redução da poluição nos corpos d’água e para a preservação ambiental da região.

O projeto teve início com um Edital de Chamamento Público, publicado em abril, voltado ao credenciamento de proprietários interessados em aderir ao programa. A partir daí, começaram as instalações nas propriedades selecionadas.

Durante a solenidade de lançamento, realizada no dia 21 de abril, o prefeito Ângelo Chequer reforçou o compromisso da istração com a agenda ambiental. “A pauta ambiental em nosso município faz parte das nossas ações prioritárias e estamos tratando com todo carinho esta questão. Hoje, aqui, no lançamento destes dois programas, começa a grande transformação no espaço ambiental, que fará de Viçosa uma cidade cada vez mais digna de se viver”, destacou.

Com o Programa Fossa Zero, Viçosa dá um o importante rumo à sustentabilidade, promovendo o uso de tecnologias limpas e íveis para o tratamento de efluentes domésticos, ao mesmo tempo em que valoriza o território e a qualidade de vida da população.

Informação: Prefeitura de Viçosa

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content