Grupo Teatral Nova Luz pode se tornar Patrimônio Imaterial de Viçosa

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Com mais de três décadas de atuação cultural e social em Viçosa (MG), o Grupo Teatral Nova Luz pode ser reconhecido oficialmente como Patrimônio Imaterial do Município. A proposta está no Projeto de Lei nº 44/2025, de autoria do vereador Robson Souza (PSB), já aprovado pelas comissões de Cultura e de Constituição e Justiça da Câmara Municipal.

Criado no distrito de São José do Triunfo, o grupo é conhecido por suas tradicionais encenações da Paixão de Cristo, apresentadas durante a Semana Santa. Nos últimos anos, ou a incluir outras temáticas religiosas, como a vida de Santa Rita de Cássia. Além das apresentações teatrais, o grupo realiza oficinas, atividades educativas e ações em espaços públicos e escolas, sendo reconhecido por sua contribuição à identidade cultural local.

Segundo o vereador, reconhecer o Nova Luz como bem imaterial é valorizar seu papel histórico e afetivo na vida da comunidade. Caso aprovado em plenário, o grupo será inscrito no Livro de Registro dos Bens Imateriais de Viçosa, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, que deverá garantir medidas de preservação e fomento às atividades do Nova Luz.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content