Andanças na zona rural e a boa notícia do Matadouro Municipal na Semana do Meio Ambiente

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Espero que esteja escrevendo pela última vez sobre o Matadouro Municipal de Ponte Nova, que teve sua história iniciada em 2002, quando o Ministério Público propôs um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre o Poder Executivo e Associação dos Comerciantes de Carnes de Ponte Nova (ACN),presidida por Mônica Cheloni, que continua à frente da entidade. Na ocasião o Codema foi chamado à lide e assinou o TAC quando ficou responsável pela escolha do local para a construção do tão almejado abatedouro de bovinos e suínos.
No domingo,04 de junho, resolvi aceitar o convite do secretário municipal de Desenvolvimento Rural (Sedru), Zé Osório, para circular no meio rural, onde ele (com seu carro particular) verificaria a necessidade de alterar o curso d’água na comunidade rural de Lagoa Seca, onde mora o casal de idosos Osmar Rodrigues Santiago e sua esposa Maria Paulina Santiago.
O caso é sério, pois as chuvas do ano ado complicaram a vida de um córrego que está entupido e fizeram um anteparo de madeira, mas o curso d’água está entupido, criando lamaçal no entorno. Zé Osório garantiu que chegará por lá, em julho, com máquinas e pedreiros para construir drenagem: as manilhas estão lá há mais de ano. Haja vontade para resolver!
Antes disso, Zé Osório resolver verificar uma intervenção na Rua Guanabara que dá o às casas populares do Conjunto Habitacional Dalvo de Oliveira Bemfeito. Por decisão do titular da Sedru o ambiente transformou-se com cascalhamento, alargamento da rua/estrada, que facilitará o trânsito de carros, dos transportes escolar e coletivo. E de quebra contribui com o o à Fundação Menino Jesus. E pode chover, que tudo vai continuar dando certo!
A maior surpresa ficou conta do relatório liberado para o Líder Notícias, onde pude observar algo realmente novo: finalmente a estrada nova para o o ao Matadouro foi preparada e realizada pela Sedru, sendo uma das últimas exigências do Ministério Público, pois a estrada antiga ficava sujeita a inundações o que impediria o funcionamento do abatedouro, que seria finalmente entregue para ser gerenciado pela ACN.
O que se percebe é que o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Zé Osório, é um secretário “full time” (tempo total). Disse ele, que vem sofrendo com denúncias gratuitas, mas que vai tirar de letra e provar que usa a máquina istrativa de acordo com a legislação vigente. Como jornalista tenho a obrigação de divulgar toda e qualquer notícia, mas também tenho direito o de revelar boas iniciativas e serviços corretos do Poder Público.
Outra boa notícia é que a Sedru movimentará máquinas para desobstruir o leito ferroviário desde o chafariz de Copacabana até a Fazenda do Engenho (Renato Marinho) para possibilitar (mais de 02 quilômetros) o trânsito do Biciclotrem. Tem data para inauguração: 30 de junho, Dia Municipal do Ferroviário

 

Nova estrada de o ao Matadouro Municipal, sem perigo de inundações do Ribeirão Mata Cães
Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content