Criado o Instituto Diversidade & Cidadania – Morada Arco-Íris de Ponte Nova

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Integrantes da comunidade LGBTQUIAPN+ realizaram na última terça-feira, 20 de maio, à noite, no auditório da 7ª Subseção da OAB, no Centro Histórico, a criação do Instituto Diversidade & Cidadania – Morada Arco Íris de Ponte Nova. A entidade foi criada com o apoio dos vereadores Suellenn Fisioterapeuta (PV) e Guilherme Belmiro (PT).

Luana Solvelino, foi eleita presidente, enquanto a vice-presidência será ocupada por Alex Sodré Costa. Outros integrantes do Instituto Diversidade & Cidadania – Morada Arco Íris de Ponte Nova: primeiro secretário, Kender Fidélis; segunda secretária: Amanda Vieira; primeira tesoureira: Ema Imaculada Guimarães; segunda tesoureira: Kyria Soares da Silveira.

Segundo os presentes ao ato, o novo coletivo nasceu da união e do compromisso de um grupo de amigos pertencentes à comunidade LGBTQIAPN+, que sentiram a necessidade de criar um órgão que representasse suas pautas, anseios e lutas.

A presidenta Luana Solvelino, disse na ocasião que o sentimento predominante entre os fundadores é de conquista e esperança: “Criar o Instituto é um ato político e afetivo. É dar forma e voz a uma demanda antiga da comunidade por representação, visibilidade e dignidade”. Ela ainda disse o Instituto pretende se consolidar como um ponto de apoio, escuta e mobilização.

“Como homem gay e vereador de nossa cidade, é emocionante saber que contribuí para a criação do Instituto Morada Arco-Íris”, comentou Guilherme Belmirob (PT). Para ele, esta conquista reforça uma convicção que ele carrega, de que um mandato parlamentar só faz sentido quando está a serviço da organização e do fortalecimento da sociedade civil.

A vereadora Suellenn Fisioterapeuta (PV) também comentou sobre a criação do Instituto Diversidade & Cidadania Morada Arco-Íris de Ponte Nova: “A fundação do Instituto é um divisor de águas para Ponte Nova. É muito significativo ver a própria comunidade LGBTQIAPN+ liderando esse movimento com tanta coragem e organização. Reafirmo meu compromisso com essa causa e coloco meu mandato à disposição para fortalecer essa construção coletiva”.

O ato de criação da instituição coletiva contou com as presenças da secretária municipal de Cultura e Patrimônio, Camila Monteiro; da Procuradora Jurídica e da Chefe da Divisão istrativa da Câmara de Ponte Nova, advogada Dra. Valéria Alvarenga, e Kamila Magalhães, respectivamente; do escritor e poeta Gilson José de Oliveira, e do ex-vereador e Procurador Federal, Dr. Paulo Augusto “Guto Malta” Moreira.

 

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content